JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Hospitais & Instituições
Levamos a mensagem de recuperação para adictos que não possuem a disponibilidade em vir à uma reunião. Nosso serviço é realizado em clínicas, hospitais, prisões, centros de recuperação e comunidades terapêuticas.
Relações Públicas
Informarmos ao público através de painéis (em escolas, igrejas, empresas, faculdades, entre outros.) de que NA existe. Realizamos colagem de cartazes e panfletagens para divulgação da nossa irmandade em lugares específicos.
Linha de Ajuda
Temos como objetivo primordial conduzir um recém chegado em potencial para uma reunião de NA mais próxima da sua comunidade, direcionar questões e serviços da nossa irmandade ao subcomitê apropriado.
Longo Alcance
Os objetivos do serviço de longo alcance são dar assistência à grupos que estejam resolvendo problemas que possam impedir seu crescimento ou ameaçar sua sobrevivência e ajudar grupos e superar diversos tipos de isolamento.

Quem Somos

Narcóticos Anônimos ou NA é uma Irmandade ou Sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente para ajudarmos uns aos outros a nos mantermos limpos.

Nosso programa é um conjunto de princípios escritos de uma maneira tão simples que podemos segui-los nas nossas vidas diárias. O mais importante é que eles funcionam. NA não tem subterfúgios, não somos filiados a nenhuma outra organização, não temos matrícula nem taxas, não há compromissos escritos, nem promessas a fazer à ninguém. Não estamos ligados a nenhum grupo político, religioso ou policial e, em nenhum momento, estamos sob vigilância.

Este é um programa de total abstinência de todas as drogas e há somente um requisito para ser membro: o desejo de parar de usar. Sugerimos que você mantenha a mente aberta e dê a si mesmo uma oportunidade.

Foto: World Service Office, Van Nuys, Califórnia/USA

Os Membros e a Irmandade

Nossa terceira tradição diz que o único requisito para ser membro é o “desejo de parar de usar”. Nossos grupos são constituídos por reuniões regulares onde nossos membros podem “ajudar uns aos outros a manter-se limpos”.

A base do nosso programa são os Doze Passos e as Doze Tradições. Não cobramos matrículas e nem taxas, e a participação é gratuita. Não recebemos nenhum tipo de contribuição de fora, somos autossustentáveis e as contribuições são exclusivamente feitas apenas por nossos membros. Não temos opiniões sobre questões de fora da irmandade, incluindo assuntos relacionados a política ou medicina, e não endossamos nenhuma outra organização ou instituição. Nossa política de relações públicas baseia-se na atração, não em promoção; na imprensa, rádio e filmes mantemos sempre o anonimato de nossos membros.

O Recém-chegado

O recém–chegado é a pessoa mais importante em qualquer reunião, porque só dando podemos manter o que temos.

Qualquer pessoa pode juntar-se a nós, independente da idade, situação financeira, raça, condição sexual, crença, religião ou falta de religião.

Não estamos interessados no que ou quanto você usou, quais eram os seus contatos, no que fez no passado, no quanto você tem ou deixa de ter; só nos interessa o que você quer fazer a respeito do seu problema e como podemos ajudar. Aprendemos com nossa experiência coletiva que aqueles que continuam voltando regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos.

História de NA

Juntamente com Frank e Doris C., Guildia K., Paul R., Steve R e outros, Jimmy K. fundou Narcóticos Anônimos, no sul da Califórnia. A partir de 17 de agosto de 1953, estes companheiros realizaram uma série de reuniões, a fim de organizar o que se chamava então de “Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos do Vale de San Fernando”.

A primeira reunião de recuperação documentada aconteceu no sul da Califórnia, a 5 de outubro de 1953. Por diversas razões, Jimmy K. é considerado uma figura chave da história de NA. Escreveu diversas partes do Livreto Branco, sendo a mais famosa o “Fim da Linha“. Desenhou o logotipo de NA (mais tarde modificado pela WSC). Prestou serviço como gerente voluntário do WSO, desde os seus primórdios até 1983. Jimmy K. (na foto a direita) viveu de 1911 a 1985. Os últimos 36 anos da sua vida ele viveu como membro de Narcóticos Anônimos, limpo e em recuperação.

História na Integra

Informação ao Público

Perguntas Frequentes

Quais são os requisitos para ser membro?
O único requisito para ser membro é o desejo de parar de usar.
Quem pode frequentar as reuniões de NA?
Qualquer um pode frequentar as reuniões de Narcóticos Anônimos. As reuniões podem ser fechadas ou abertas:

  • Reuniões abertas são para o público em geral.
  • Reuniões fechadas são apenas para membros ou pessoas que tem ou achem que possam ter problemas com drogas.

Posso fazer uma doação a Narcóticos Anônimos?
A nossa 7ª tradição diz que “Todo grupo de NA deverá ser totalmente auto-sustentável, recusando contribuições de fora”. Assim apenas aceitamos doações de membros. Isso evita que problemas de dinheiro, propriedade ou prestígio nos desviem do nosso propósito primordial que é levar a mensagem ao adicto que ainda sofre.
Tenho uma pessoa que tem problema com drogas na família, vocês recomendam alguma Clínica?
Narcóticos Anônimos não tem vínculo com nenhuma instituição e como irmandade não temos opiniões sobre outras formas de tratamento.
O que é droga para Narcóticos Anônimos?
Narcóticos Anônimos considera droga qualquer substância que altere a mente ou humor, licita ou ilícita, incluindo o álcool e a maconha. Não temos opinião sobre nicotina, açúcar, cafeína ou remédios prescritos por um médico.
Quais são os sites oficiais de Narcóticos Anônimos
Em nível mundial o endereço do site é: www.na.org
A nível nacional o endereço do site é: www.na.org.br
Posso ir a uma reunião de Narcóticos Anônimos sob efeito de drogas?
Nós encorajamos as pessoas a continuar voltando, se possível limpas às reuniões. Se você não consegue parar de usar, não pare de frequentar as reuniões. Qualquer um pode ficar limpo, perder a obsessão e compulsão de usar drogas e encontrar uma nova maneira de viver praticando os princípios espirituais contidos em nossos passos e tradições.
Eu recaí e não consigo voltar para o grupo, o que faço?
Primeiramente seja muito bem-vindo! Você veio ao site certo. O melhor lugar para começar é uma reunião próxima de você! Se você precisar falar com outro adicto, ligue para (61) 99245-9422. Nossa mensagem é simples: você não precisa usar qualquer alterador de humor só por hoje e Narcóticos Anônimos pode te ajudar.
Familiares podem frequentar reuniões de Narcóticos Anônimos?
Sim, nós temos reuniões abertas onde qualquer pessoa pode participar. Há reuniões fechadas onde pedimos que participem apenas aqueles que estão em recuperação, em busca de recuperação ou pensam que podem ter apenas um problema com drogas.
O que é adicção?
Narcóticos Anônimos considera a adicção como uma doença incurável, progressiva e fatal. Nós usamos um conceito muito simples, orientado por nossas experiências. Não utilizamos o termo “doença” no sentido médico, nem tentamos persuadir os outros de que o nosso ponto de vista é correto. O conceito de doença funciona bem, como uma analogia segundo a qual nossos membros conseguem entender sua condição. Enquanto for tratada, a adicção pode ser “detida”, mas não pode ser curada.
2853
Número de Ingressos (+)
6
Grupos Assentados
2006
Servindo desde (ano)
12853
Número de Reuniões
Programa de Recuperação

Testemunhos de Membros

Quando eu não aguentava mais usar drogas e meu relacionamento familiar se encontrava destruído. Procurei ajuda e encontrei NA. É possível viver sem as drogas. Sou eternamente grato a NA por ter salvado a minha vida.
João P.
05 anos limpo
Minha vida era totalmente voltada para o uso. Me afastei das pessoas que me amavam. Vivia pra usar e usava pra viver! Um dia cansado, procurei ajuda e encontrei NA, desde então estou limpo e buscando recuperação.
Fernando H.
10 meses limpo
Conheci NA em 2008, e desde então venho buscando uma nova maneira de viver, limpo e longe do consumo de drogas! Álcool é Droga! Minha historia é outra hoje! Devo isso a Narcóticos Anônimos.
Gabriel A.
10 anos limpo